Eu entendo agora. Vou te mostrar alguns exemplos usando o {0} Present do overworld de uma US ROM (isto é, uma rom dos estados unidos) não-alterada.
Os valores em [colchetes] são Labels (Rótulos) para cada comando. O padrão é a folga (offset) do comando em hexadecimal, mas você pode mudar isso com o botão Label.
Os eventos iniciam com um comando de InitMemory, o qual reseta alguns dados para o último loading do overworld, seguido de valores atribuídos a Mem.7E0045 e Mem.7E0046. Estes são bem específicos para o overworld particular, e eu teria que achar aonde eles estão sendo referenciados para mais informações.
O próximo comando é um GoSub [0269]. Ele modifica a música de fundo (background music) para este overworld. Se você rolar para baixo (scroll down) nos eventos, vocẽ verá [0269] como um dos rótulos.
Depois disso, tem alguns blocos assim.
[label]if(Mem.XXXXXX !& value) Goto [label]
[label] Goto [Another label (Outro Rótulo)] Esses são todos condicionais baseados no progresso atual da história (storyline). Eles verificam uma bitflag (uma flag de bit) em um certo endereço.
Olhe para aquele em [00F3]. Ele checa os eventos de Floresta de Fiona, e processa a mudança de tiles em [0111]. O primeiro comando é um Copy Tiles, que pega tiles da Camada 2 (Layer 2) em x27, y32, e os copia para a Camada 2 em x0D, y22. Quando estiver movendo seu cursor sobre o mapa, você notará valores mudando no canto direito inferior do Temporal Flux. Eles são as atuais coordenadas X e Y em pixels. Para alguns comandos, como o comando de copiar/colar tiles, você precisa das coordenadas nos tiles, então use os dois dígitos mais à esquerda (upper two digits) (225 se torna 22 neste caso).
A seguir vem uma série de comandos SetTile, que pegam a camada, as coordenadas x e y, e valores como parâmetros. Eu acredito que o valor é a linha e a coluna do tile que você quer da seleção (selection) de L12 Tiles.
Finalmente tem um BitMath(Exit03, 80, Set), que faz o Shrine de Fiona acessível ao jogador, e um Goto [00F8], que te retorna para a parte antes daquela checagem.
Quando estiver vendo o mapa, se for para Map -> Layer 1 você pode mostrar apenas tiles da Layer 1, e você verá ocomeço dos tiles da floresta escondidos no oceano.